SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA AMBIENTAL

Vivemos o propósito de deixar de ser parte dos problemas da moda para ser parte das soluções, ampliando a cada passo a nossa participação na agenda ESG (Ambiente, Social e Governança) e fortalecendo os compromissos com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

 

PROPÓSITO E SELO OURO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 

Desde 2021 somos uma empresa com o selo ABVTEX OURO de responsabilidade social e ambiental. O selo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil tem o intuito de agregar valores éticos nas relações de trabalho e comércio, assim como consciência sistêmica sobre sustentabilidade, garantindo ambiente de trabalho saudável e seguro, assim como produção e condições de trabalho éticas.

A T.Christina tem o desejo de ser mais do que uma empresa correta. Queremos impactar positivamente o mundo e a vida das pessoas, gerenciando nossa atuação de forma consistente e responsável, respaldada pela Ciência e tecnologia.

 

PACTO GLOBAL, ONU

Estamos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente: ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).

Desde agosto de 2023, somos uma empresa signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e estamos publicamente de acordo com seus 10 princípios (proteção aos Direitos Humanos; não participação em violações desses direitos; apoio à liberdade de associação e à negociação coletiva; eliminação do trabalho escravo; abolição efetiva do trabalho infantil; fim da discriminação no emprego; abordagem preventiva quanto aos desafios ambientais; promoção da responsabilidade ambiental; incentivo à difusão de tecnologias sustentáveis; combate à corrupção) e comprometidos com a Ambição 2030 para acelerar nossas práticas de responsabilidade socioambiental. Para isso, nos juntamos ao Movimento Conexão Circular (que dialoga principalmente com os ODS 12 e 13) e à Plataforma Comunicar e Engajar, já que um dos nossos propósitos é também sensibilizar toda a nossa rede de parceiros, colaboradores e partes interessadas.

 

FOCO EM DESCARTE INTELIGENTE DE RESÍDUOS

Uma das nossas maiores atenções atualmente é o desenvolvimento de um plano de descarte de resíduos seguro e inteligente. Para isso, começamos um sistema interno de qualificação, quantificação e distribuição adequada com o objetivo de sermos uma empresa aterro zero.

Desde 2018, toda nossa sobra têxtil é encaminhada para a reciclagem através da MOMO Ambiental, especializada em logística reversa têxtil. Lá, a poliamida resulta em subprodutos para outras indústrias ou é transformada em um novo polímero utilizado na fabricação de utensílios para cozinha, lixeiras, peças automotivas. A MOMO também fornece retalhos e fios, matéria-prima para as oficinas de artesanato promovidas pelo CRATOD (Centro de Referência de Atendimento à Tabaco, Álcool e Outras Drogas, órgão do governo do Estado de São Paulo).

Com objetivo de mitigar o impacto gerado por toda nossa operação, em 2023 começamos a coleta seletiva com a Musa, empresa que promove o reuso dos nossos resíduos do refeitório, banheiros e escritórios. Orgânicos são transformados em adubo, os recicláveis através de cooperativas parceiras têm o destino esperado e os rejeitos de banheiros viram CDR (combustível derivado de resíduos).

A MOMO Ambiental também absorve nosso descarte de plásticos, papéis e papelão.

O descarte de outros sólidos como lâmpadas, eletrônicos, pilhas e baterias é feito apropriadamente e a nossa ideia é buscar novos parceiros para trazer circularidade a esses itens.

 

INOVAÇÃO E UPCYCLING PARA REDUÇÃO DE RESÍDUOS TÊXTEIS

Em parceria com a designer têxtil especializada em upcycling industrial, Agustina Comas, desenvolvemos uma inovação que reduz nossos resíduos têxteis e tem a capacidade transformar 20% de toda sobra que geramos em novos tecidos e produtos. O resultado desse trabalho é o tecido ORICLA ELÁSTICO, criado a partir do upcycling, processo que transforma materiais inativos ou que seriam descartados em novos produtos com valor agregado.

Assim, trazemos mais sentido e um ciclo maior de vida para materiais de qualidade, capacitando pessoas conectadas com a mentalidade da sustentabilidade. Esse modo de confecção também evita a fabricação de novas malhas, o que representa cerca de 24% da pegada de carbono da indústria têxtil e da moda, segundo o relatório “Roadmap to net zero”, publicado em 2021 pelo Apparel Impact Institute.

 

ENERGIA LIMPA

Cerca de 85% do nosso consumo de energia mensal é limpa, gerada por 252 placas solares. A estimativa é chegar em 100% de energia originada do sistema fotovoltaico.

 

REUSO DE ÁGUA 

Nossas instalações são projetadas para tratar a água pluvial e atendem à Norma Brasileira – NBR, 15.527. Assim, utilizamos água de reuso nos banheiros, para limpeza da fábrica e para climatizar o ambiente em dias quentes. Temos duas caixas d’água de 15 mil litros cada para alimentar esse sistema.

 

INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Desde o início de 2023, com SENAI e FIESP, participamos do Programa Descarbonização da Indústria na elaboração do nosso Inventário de Emissão de GEE (gases de efeito estufa) para medição, avaliação e mitigação do nosso impacto. Já temos o relatório de 2022, abrangendo os escopos 1 e 2, e estamos em processo de finalização do documento referente a 2023.

 

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA ENGAJAR DENTRO E FORA

Para a realização desses projetos, começamos treinamentos internos com conteúdo educativo e exibição de filmes para toda nossa equipe. Abordamos a importância de cuidar dos resíduos e da economia dos recursos não renováveis, fundamentando novas práticas e processos diários com o olhar de todos para a sustentabilidade e sensibilizando para o grande e urgente tema das mudanças climáticas.

Nosso desejo é evoluir neste sentido, transformando risco em oportunidade, aumentando o rigor no monitoramento dos resíduos e ainda assessorando e engajando empresas subcontratadas. Esse é um compromisso com o qual esperamos inspirar toda a nossa cadeia de fornecedores, clientes e parceiros. Para entrarmos num movimento circular e regenerativo na moda, entendemos a importância de uma rede estruturada que envolva todos do setor, até o consumidor final.