TRANSFORMANDO DESPERDÍCIO EM OPORTUNIDADE

A indústria da moda enfrenta desafios socioambientais significativos e urgentes, sendo uma das indústrias mais poluidoras do planeta. Com um consumo desenfreado e processos de produção intensivos, ela consome cerca de 20% da água disponível no mundo. Além disso, a produção em larga escala gera um enorme lastro de desperdícios e resíduos.

A MATEMÁTICA DA MODA

Segundo o Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira (IEMI), em 2019 foram produzidas no Brasil 3.262.278.000 bilhões de peças de vestuário em malha.

Um dado alarmante é que de 7% a 30% dos tecidos utilizados na produção de vestuário são descartados, contribuindo para a crescente crise de resíduos têxteis. Considerando 1m de consumo médio por peça produzida e este percentual de perda, podemos estimar que no momento do corte foram gerados de 228.359.460 a 978.683.400 milhões de metros de tecido que não foram aproveitados pelos modos convencionais de produção

A NOSSA EQUAÇÃO E UMA NOVA SOLUÇÃO: ORICLA ELÁSTICO

O tecido ORICLA elástico surge como uma solução inovadora para trazer mais valor e circularidade à moda fitness, a partir do design e do upcycling industrial. Upcycling é o processo de transformar materiais inativos ou que seriam descartados em novas matérias-primas ou produtos com novos sentidos e valores.

Upcycling - desfile
Desfile da Rani com tecido Oricla elástico no Brasil Eco Fashion Week 2022, foto Agência Fotosite

COMO ORICLA AJUDA A FECHAR UMA CONTA MAIS POSITIVA?

ORICLA tem a capacidade de resolver 20% desta sobra, o que poderia representar a produção de 45.671.892 a 195.736.680 milhões de metros de tecido por ano a partir do que seria resíduo.

Fashion film Rever para o Brasil Eco Fashion Week 2021

COMO É PRODUZIDO ORICLA ELÁSTICO?

Upcycling - Ciclo Oricla

BENEFÍCIOS E IMPACTOS POSITIVOS DO ORICLA ELÁSTICO

  • PARA O MERCADO DA MODA: cria novas oportunidades para a indústria da moda, promovendo inovação, sustentabilidade e novos negócios. Ele permite a produção de peças únicas e exclusivas, impulsionando a economia circular e reduzindo a dependência de matérias-primas virgens.
  • PARA OS CONSUMIDORES CONSCIENTES: ao escolher produtos feitos com ORICLA elástico, os consumidores contribuem para um ciclo de vida mais longo dos tecidos não biodegradáveis, promovendo mais sustentabilidade e a conscientização sobre os impactos socioambientais da moda, ressignificando o seu consumo.
  • PARA OS TRABALHADORES DA MODA: ORICLA elástico qualifica e mantém empregos na área da costura, fortalecendo a economia local e apoiando comunidades que dependem da indústria têxtil. Além disso, as pessoas envolvidas com o upcycling passam a ter mais conhecimento sobre o tema sustentabilidade e uma visão sistêmica dos impactos da moda.
  • PARA O MEIO AMBIENTE: ao aumentar o ciclo de vida dos tecidos e evitar a produção de novas malhas sintéticas, ORICLA elástico contribui para a redução da exploração de recursos naturais, minimiza os impactos negativos como emissão de CO2, poluição invisível e especialmente reduzindo resíduos têxteis.
Upcycling - Modelos
Divulgação do fashion film Rever, foto Criatura Tv, Desfile da Rani no Brasil Eco Fashion Week 2022, foto Agência Fotosite

SOMANDO EXPERTISES E PROPÓSITOS

ORICLA elástico é o resultado da parceria entre Confecções T.Christina e Agustina Comas.

Ativa há mais de 40 anos, a Confecções T.Christina é reconhecida como uma das principais fornecedoras de moda fitness para grandes marcas e magazines nacionais, entre elas: Renner, C&A e Hering. Desde 2021, tem o Selo Ouro ABVTEX de responsabilidade socioambiental e vem investindo em tecnologia e sustentabilidade. Um dos principais focos de melhoria está no descarte inteligente dos seus resíduos têxteis.

Com a designer Agustina Comas, especialista em upcycling industrial, prototipou e desenvolveu ORICLA elástico. Agustina é pioneira na pesquisa de redesign e trabalha com o propósito de disseminar e escalar as técnicas do upcycling. É premiada pelo Fashion Futures do Instituto C&A, na categoria Inovação, em 2021; pelo Prêmio Muda, da Vogue e Sistema B, em 2020; e pelo Museu da Casa Brasileira, em segundo lugar na categoria Têxtil, em 2016.

JUNTE-SE AO NOSSO MOVIMENTO PARA MAIS CIRCULARIDADE NA MODA, FAÇA PARTE DESTA MUDANÇA COM ORICLA ELÁSTICO!

Seja mais um agente de transformação na indústria da moda apostando no ORICLA elástico! Deixe os seus dados para receber um contato do nosso time especialista para produzirmos o ORICLA elástico com o jeito e o estilo que a sua marca precisa.

    Seu nome (obrigatório)

    Empresa (obrigatório)

    Telefone

    Seu e-mail (obrigatório)

    MAIS SENTIDO E SIGNIFICADO

    Upcycling - Claudia e Agustina
    Agustina Comas e Claudia Cicolo na Confecções T.Christina, foto Karine Ishida

    “Em 2020, quando conheci Claudia Cicolo, diretora da T.Christina, além da empatia imediata e recíproca, caiu uma ficha sobre as grandes parcerias: é uma troca de recursos e conhecimentos que impulsiona visões de mundo. Pensamos juntas: “você tem o que eu não tenho e preciso e eu tenho o que você não tem e precisa!”, Agustina Comas.

    “De repente me vi como uma grande poluidora e nada mais fez sentido. Por causa do compromisso com meus clientes e colaboradores, entendi que não adiantava sair de cena e que era hora de mudar a atuação da empresa: deixar de ser problema para ser solução. E foi exatamente o nosso enorme volume de resíduos têxteis, quando qualificado e quantificado pela Agustina, que ressignificou o nosso trabalho e fortaleceu o nosso propósito”, Claudia Cicolo.

    MARCAS QUE MULTIPLICAM O NOSSO MOVIMENTO

    Logo Rani
    Logo mindset C&A
    Logo Le Fru Fru
    Logo Banco de Tecido