O Programa Score Brasil – sustentando empresas competitivas e responsáveis, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), deixou mais um legado para a nossa confecção: o treinamento Conduta Empresarial Responsável, Diversidade, Equidade e Inclusão, que teve o apoio da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abit).


Empresas participantes do primeiro programa da OIT aqui no Brasil e que compõem do Comitê de Sustentabilidade da Abit, entre outras entidades, foram convidadas para a experiência que aconteceu este mês presencialmente em São Paulo. Toda a dinâmica foi guiada pela dupla Bia Vianna e Luiz Gustavo Lo-Buono, sócios da Ecos, empresa especializada na pesquisa e gestão da inclusão em organizações.
Neste dia, Kelly Oliveira, do nosso Compliance, e Lila Guimarães, Comunicação, entraram em contato com um material teórico aprofundado sobre marcadores sociais da diferença, os reflexos da desigualdade, conceitos sobre preconceito e discriminação e aspectos da gestão em DE&I baseados em quatro dimensões: institucional, comportamental, jurídica e sociopolítica.


Para fixar esses e outros fundamentos, o time realizou uma série de exercícios práticos, como a criação de um plano de gestão em DE&I, avaliação de currículos e apresentações sobre significado, formas de manifestação e consequências para alguns marcadores sociais da diferença. A proposta, em grupos, foi ampliar conhecimento sobre o tema e discutir estratégias para implementação de políticas e ações que promovam inserção, desenvolvimento e bem-estar das pessoas com foco na promoção da diversidade, equidade e inclusão.



Um dos pontos altos da jornada de conhecimento, foi a mediação da psicoterapeuta Maiara de Souza Benedito, amparando a abordagem de temas sensíveis, aprofundando os debates com segurança e acolhimento de todas as partes. Maiara é idealizadora do projeto “Dagô: saúde mental corporativa”, no qual ofere workshops, palestras e consultorias voltadas à promoção de saúde mental no ambiente de trabalho.



A oportunidade reforçou o alinhamento com alguns parceiros, como: C&A, na presença do gerente de Compliance, Filipe Machado; Ygor Martins, historiador e integrante da Sustentabilidade na Riachuelo; Samanta Pimenta, coordenadora de relacionamento com a indústria no SENAI; Marcelo Ramos, gerente de Desenvolvimento Estratégico e Sustentável, também do SENAI; Camila Zelezoglo, gerente de Sustentabilidade e Inovação da Abit; Gabriel Vettorazzo, oficial nacional de projetos, e Nathalia Gontijo, assistente de projetos, ambos da OIT.




O que ficou, além do conhecimento, foi a missão de aprimorarmos o nosso próprio treinamento interno de DE&I e compartilhar com nossos líderes e gestores o conteúdo do manual recebido ao final do dia, esperando que nossa cultura, embasada em respeito e comprometimento com a sustentabilidade, evolua e seja ponte para uma sociedade melhor.
