Pelo terceiro ano consecutivo, no dia 22 de abril, abrimos a nossa fábrica durante a Semana Fashion Revolution. Reunimos sociedade e parceiros da nossa cadeia produtiva para pensar e discutir sobre os desafios socioambientais da moda, bem como o seu potencial de impacto positivo e transformação justa.
Caminhos complexos devem ser percorridos com estratégia, parcerias, e conhecimento. Conhecimento vem com abertura, escuta e observação, pesquisa, ciência e movimentos como o Fashion Revolution, trazendo uma visão afiada e antenada às mais essenciais necessidades do mundo em busca de mais ética e justiça.
Por isso, recebemos Marcela Pankowski, designer, artista têxtil e representante local do Fashion Revolution, que abriu o evento falando do propósito e pilares do movimento global, conectando-os aos desafios e oportunidades do cenário brasileiro. Convidando ao pensamento decolonial para uma moda promissora e que pode ser construída e fortalecida de forma brasileira e diversa.
Na sequência, a pesquisadora da FEA-USP e gestora de negócios de moda especializada em gestão de negócios e sustentabilidade, Letícia Galatti, lançou sua nova publicação: um guia fruto de uma investigação in loco, intitulado Método T.Christina em busca de mais sustentabilidade: compartilhar para multiplicar.
A partir de entrevistas e evidências, Letícia organiza nossa trajetória na T.Christina em direção a práticas mais circulares e responsáveis, destacando projetos como o ORICLA ELÁSTICO — um tecido desenvolvido a partir do upcycling de resíduos de malha sintética, em parceria com a designer Agustina Comas.


Nas fotos acima, à esquerda Marcela Pankowski e à direita, Letícia Galatti.

Lila Guimarães, da nossa Comunicação e também integrante do time ESG, amarrou a programação do dia.

No Cine T.Chris, exibimos o filme documentário Favela é Moda (75 min), que promove uma reflexão sobre racismo estrutural, identidade e autoestima por meio da Moda Resistência. Segundo sinopse oficial, o filme “revela a força estética e política de jovens negros das periferias do Rio de Janeiro em busca de realização pessoal no mundo da moda. O documentário acompanha o desenvolvimento de modelos da agência Jacaré Moda, na favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, que busca reverter o cenário de sub-representação de corpos negros e fora dos padrões hegemônicos. A partir do conceito de Moda Resistência, o filme aborda temas como representatividade, racismo, juventude e identidade.”


Cenas no filme Favela é Moda.




Colaboradores, parceiros de cadeia de valor, estudantes e visitantes estiveram com a gente.



O Cine T.Christina acontece no nosso refeitório e traz diversos temas ligados aos nossos propósitos e valores.


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Ao final, fizemos uma rápida visita pela fábrica, onde acontece a costura de grande parte das roupas fitness que circulam pelo Brasil.


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Créditos e agradecimentos Favela é Moda:
Plataforma: Itaú Cultural para quem educa
Direção: Emilio Domingos
Produção: Leticia Monte e Lula Buarque / Espiral
Coprodução: Osmose Filmes
Sobre a Semana Fashion Revolution:
A Semana Fashion Revolution é uma campanha anual e coletiva, que reúne a rede global do maior movimento de moda ativista do mundo, o Fashion Revolution, para 7 dias de ações e eventos. Originada como uma resposta ao trágico desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, em 2013, a campanha reforça a necessidade urgente de transformações no sistema da moda.
Com o tema “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”, este ano a SFR buscou mapear os maiores problemas e soluções da moda no país, por meio da interseccionalidade entre os temas territórios e saberes; direitos dos trabalhadores e emergência climática. O objetivo foi, coletivamente, questionar as práticas convencionais da indústria e impulsionar mudanças em direção a um modelo mais justo, seguro e ecologicamente responsável.